Como as ações internas de marketing podem mudar a imagem da sua marca?
Ações simples mas significativas podem gerar uma grande diferença nos seus resultados. Acompanhe o nosso texto e entenda!
O marketing interno, também conhecido como Endomarketing, é uma técnica muito relevante para o resultado das empresas. Essa técnica trabalha um conjunto de ações que buscam desenvolver um ambiente acolhedor para os colaboradores. Algumas dessas ações são programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa ou ainda políticas de benefícios.
O que você vai ler neste texto?
Endomarketing: afinal, do que se trata?
O termo endomarketing foi utilizado pela primeira vez no Brasil em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto por aqui. Gerente da empresa Johnson & Johnson à época, Saul percebeu que precisava desenvolver uma integração maior entre funcionários e empresa.
Ninguém pode negar que os colaboradores são peças fundamentais para a geração de lucro. Eles são o “cartão de visita” da sua empresa, geralmente o primeiro contato do cliente com o seu produto ou serviço. Sendo bem geridos, os colaboradores têm o potencial de reduzir custos, aumentar a eficiência, melhorar os números de vendas, fidelizar clientes e potencializar o seu lucro final.
Você já deve ter percebido que o Endomarketing não é apenas trabalhar informações para os funcionários mas sim traçar estratégias de envolvimento, com ações voltadas para alcançar metas e resultados reais.
Pilares do Endomarketing
São 3 pilares principais do Endomarketing. Eles são a base de sustentação da implementação dessa técnica. Veja quais são:
- Estratégia: elaboração de um planejamento estratégico com plano de ação detalhado para atingir as metas pré-determinadas.
- Motivação: as ações devem ser focadas na melhoria da motivação dos colaboradores.
- Apoio à gestão e adesão à cultura da empresa:
consiste na elaboração de estratégias para que os times se alinhem à missão, visão e valores da organização, estando alinhados à cultura geral da empresa.
Por que trabalhar essa técnica em sua empresa?
De modo resumido, vamos apresentar 4 motivos para você implementar técnicas de endomarketing na sua empresa:
- Motivação e engajamento: um funcionário motivado por um ambiente inspirador, acolhedor e que demonstra humanidade no trato traz resultados incríveis;
- Aumento da produtividade: ao se sentir motivado e satisfeito com o tratamento, o colaborador automaticamente fica mais produtivo, já que se dedica mais e de maneira mais empolgada;
- Retenção de talentos: evitar o turnover de funcionários é primordial para alcançar resultados positivos para a sua empresa e ações bem fundamentadas de endomarketing auxiliam muito nisso;
- Melhora do Clima Organizacional: trabalhar em um ambiente agradável, no qual você é acolhido e tratado com respeito e empatia, gera uma mudança de ambiente e maior sintonia entre pessoas.
5 exemplos práticos para implementar agora
De modo resumido, vamos apresentar 4 motivos para você implementar técnicas de endomarketing na sua empresa:
- Motivação e engajamento: Quadros de gestão à vista: a sua comunicação interna deve ser bem implementada para que os benefícios do endomarketing sejam colhidos. Escolha uma ferramenta para se comunicar oficialmente com os colaboradores e deixá-los informados sobre o que acontece na empresa, além de fortalecer a cultura interna. O quadro de gestão à vista é a ferramenta mais utilizada. Escolha um local de fluxo dos colaboradores, determine um editorial, frequência de divulgação e mande produzir.
- Programas e políticas de benefícios: para além dos vales, sua empresa pode instituir programas com benefícios muito atrativos para os colaboradores, como participação nos lucros (se for possível), comissão por meta batida, planos de saúde e odontológicos, entre outros. É preciso avaliar o seu negócio e o perfil dos seus colaboradores para identificar a melhor ação.
- Ofereça apoio em capacitações: colaboradores atualizados são mais eficazes em suas funções e trazem mais resultado para a empresa, além de se tornarem gratos e mais dedicados ao serviço. Avalie o segmento do seu negócio e as funções dos funcionários, para assim entender quais tipos de capacitações são mais estratégicas. Pesquise as melhores opções e determine como será feita essa oferta, através de formulários de inscrição dos funcionários ou como parte dos resultados de outra ação.
- Tenha espaços de descontração: espaços que inspiram criatividade e inovação geram uma válvula de escape dos momentos complicados do dia a dia. Além disso, faz com que os colaboradores se sintam acolhidos pela empresa. Você pode separar um pequeno espaço, não necessariamente um cômodo, para que os colaboradores possam descansar e se distrair em determinados períodos. Um local especial para o café, uma mesa para jogos ou mesmo um local de descanso durante o almoço são excelentes. Avalie o que mais combina com a essência da sua empresa e mãos à obra!
- Seja um líder e não um chefe:
inspirar pessoas é mais efetivo do que ter funcionários agindo pelo medo e receio da retaliação. Motive seus colaboradores, abra espaço para diálogos e dê feedbacks focados em orientar sobre o erro e apresentar a solução. Mantenha, assim, a sua equipe próxima e engajada com a sua empresa.
Se a sua empresa está buscando se enquadrar nessa técnica e precisa de apoio, conte com a expertise dos profissionais da Planocom. Com foco em resultados, através de planejamentos e estratégias digitais, auxiliamos diversas empresas.
Fale com nosso time e tire suas dúvidas.









